Hoje, terça-feira (27), como de tradição, muitas crianças vão às ruas a procura de seu potinho de mel no dia de Sâo Cosme e Damião.
Um pouco de sua história:
Alguns relatos atestam que eram originários da Arábia, mas de pais cristãos. Seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio. Surgiram várias versões, mas nenhuma comprovada com fundamento histórico. Em uma das fontes, explica-se que eram dois irmãos, bons e caridosos que realizavam milagres. Alguns relatos afirmam que foram amarrados e jogados em um despenhadeiro sob a acusação de feitiçaria e inimigos dos deuses romanos. Em outra versão, na primeira tentativa de morte, foram afogados, mas salvos por anjos. Na segunda, foram queimados, mas o fogo não lhes causou dano algum. Apedrejados na terceira vez, as pedras voltaram para trás, sem atingi-los. Por fim, morreram degolados.
Depois de mortos, apareceram materializados ajudando crianças que sofriam violências. Ao gêmeo Acta é atribuído o milagre da levitação e ao gêmeo Passio a tranqüilidade da aceitação do seu martírio. A partir do século V os milagres de cura atribuídos aos gêmeos fizeram com que passassem a ser considerados médicos, pois, quando em vida, exerciam a medicina na Síria, em Egéia e Ásia Menor, sem receber qualquer pagamento. Por isso, eram chamados de anargiros, ou seja, inimigos do dinheiro. Mais tarde, foram escolhidos patronos dos cirurgiões.
A data é comemorada com pessoas entregando doces para crianças, mas o que deveria ser para criança, acaba sendo usurpada pelos adolescente que já passaram dessa fase.
OBS.: Para quem não entendeu o título, nos shows da nova turnê de Katy Perry, a cenografia do palco, e a música “California Girls”, cujo clip usa da imaem de um 'Mundo' dos sonhos repleto de 'candys'.
Nenhum comentário:
Postar um comentário