domingo, 20 de fevereiro de 2011

uhul! Acabou o horário de verão!!! Bom para uns e ruim para outros

Todo mundo já ouviu: "tempo é dinheiro", e quem gosta de perder dinheiro?!?!
O Horário de Verão Brasileiro foi um decreto de Getúlio Varas, lá em 1931 e até hoje vem dividindo opiniões entre a população. Muitos gostam, mas muitos também não se sentem bem com o horário.

O propósito do Horário de Verão é o seguinte: adaptar nossas atividades diárias à luz do Sol e economizar energia elétrica. Nos meses de verão o Sol nasce antes que boa parte da população tenha iniciado seu ciclo de trabalho. Assim, se os relógios forem adiantados durante esse período, a luz do dia será melhor aproveitada e as pessoas passarão a consumir energia em melhor acordo com a luz solar.
Hoje, aproximadamente 30 países utilizam o horário de verão em pelo menos parte de seu território.

Boa parte das porções continentais do planeta está no hemisfério norte. Ali o inverno costuma ser rigoroso e o Sol se põe bem cedo, levantando-se timidamente durante o dia. No verão ocorre o contrário: é comum ainda haver claridade por volta das 20 ou até 22 horas. É por isso que nesses lugares o horário de verão faz muita diferença.


Durante os meses do verão no Brasil,  ocorre um aumento na demanda de energia, o que é particularmente percebido por volta das 18h, quando as pessoas retornam para seus lares e ligam luzes, chuveiros, condicionadores de ar, fornos, etc. Esse também é o horário em que a iluminação pública é acionada. O aumento brusco da demanda pode ter impacto negativo na estabilidade do sistema elétrico.

Ao se adotar o horário de verão brasileiro ocorre um deslocamento na entrada da iluminação pública (devido à iluminação natural, ainda presente), que passa a não mais coincidir com a chegada das pessoas em casa após o trabalho.

Mas o que não muda, é que o tempo está voando, e nós estamos sentindo isso, sente-se no computador às 8:00h da noite e faça o teste , rapidamente já são 9:00h. Noooooosssa!!!
A nossa dica é: aproveite bem o seu tempo, faça exercício, brinque, converse com amigos, seja feliz e lembre-se, em um segundo se faz muita coisa, então, aproveite seu tempo que nunca pode voltar!


ah! não se esqueça de dar sua opinião na nossa enquete: "Você gosta do Horário de Verão??"

Nenhum comentário:

Postar um comentário