quinta-feira, 17 de março de 2011

Maneiras de Estudo!

Dizem, que depois do carnaval que ás aulas começam!

Portanto, os trabalhos avaliativos e provas, estão por vir... tenha certeza!

Que tal facilitar seus estudos com tácnicas para um melhor entendimento da matéria??

Blog Vida de um Adolescente Desesperado, indica:


Começando a Estudar:

Existem várias formas de estudar. Hoje, você já percebe que pode estudar elaborando desenhos representativos, ouvindo gravações, vendo um vídeo na televisão, utilizando "slides", transparências, o computador etc. Estes são recursos que facilitarão a fixação do conceito estudado.

No entanto, para que estes meios facilitem o processo de estudar é necessário que sejam aplicados após uma leitura do conteúdo (principalmente para matérias que normalmente usam muitas respostas teóricas. ex.: história, geografia, biologia.)

Após a leitura, você deve:

- Personalizar o seu estudo.

Dê novos títulos e subtítulos, redividindo o texto. Assim você o verá por uma nova ótica, além do que, será mais fácil reter as informações por partes;

- Perguntar-se, argüir-se.

Crie as perguntas e tente respondê-las sem pesquisar. Depois confira as respostas;

- Resumir.

Sintetize com suas palavras o que foi estudado. Num resumo, você deve colocar: tema central, definições essenciais, exemplos, casos particulares, observações etc;

- Esquematizar.

O esquema é um retrato sintético do assunto. Nele coloca-se o esqueleto do texto. Use chaves, setas etc.. Faça diagramas.

- Realizar atividades de fixação.

Faça sempre todas as atividades que constarem em livros, cadernos, TDs etc. Leia bem o enunciado das questões e interprete o que está sendo pedido. Comece, então, a responder com atenção, sempre pesquisando no livro texto ou em outros meios que facilitem sua resposta. Em caso de Matemática, Física e outras disciplinas que utilizam cálculos, observe bem as operações. Muitos erros ocorrem por insuficiência na tabuada ou falta de atenção;

- Verificar.

Verifique se todas as suas respostas estão corretas, revendo o que foi feito. No momento da correção em classe, interesse-se, participe, discuta com o professor e com seus colegas.


Já na matemática . . .

As queixas contra a Matemática vão desde a desvalorização da capacidade que o estudante possui até a desvalorização do professor que sempre é visto como um algoz.

A Matemática é a ciência geral da ordem e da medida. A ordem aqui se refere ao encadeamento entre termos conhecidos e um termo desconhecido que se tornará conhecido graças à ordem em que colocam os demais desconhecidos.

Exemplo:

x + 3 = 8
x = 8 - 3
x = 5 

A medida é a exigência de que todos os termos sejam da mesma grandeza e da mesma natureza. Não pode-se entender uma soma da seguinte natureza: uma maçã+ um limão + dois abacates. Entenderemos se tivermos: uma maçã + duas maçãs + cinco maçãs. Nesse caso as grandezas são as mesmas.

Matemática é linguagem. Tem seus símbolos próprios, que representam e se relacionam de maneira própria. Uma proposição matemática é uma frase nesta linguagem diferente.

Para aprender a Matemática, é essencial que você:

- aprenda os símbolos: assim como para ler precisamos saber as letras e as sílabas, na Matemática temos que conhecer e dominar seus símbolos;

- estabeleça relações: você deve aprender a pensar com objetividade, interpretando os símbolos e entendendo o que significam;

- domine as relações: compreenda e relacione os conceitos.

 (Fonte: http://orbita.starmedia.com/~vithorhp/tec_estudo3.htm )



Bons Estudos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário