segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Desaparecimento de Troxler, seus olhos estão enganando você!

Olhe para o centro da imagem e mantenha-se focado por cerca de 30 segundos.

Você percebeu alguma alteração na ilustração?

E o chamado "desaparecimento de Troxler", notado pela primeira vez pelo cientista Ignaz Paul Vital Troxler. Você sabe o motivo para isso?
Quando focalizamos um ponto específico, nossos neurônios se adaptam para que possamos compreendê-lo melhor. Por essa razão, quando estamos concentrados em determinado trecho da ilustração, todas as outras partes acabam sendo deixadas de lado pelo sistema nervoso, fazendo com que ela se confunda com os outros elementos (a tela branca, no caso).
Mais detalhadamente: após alguns segundos de focalização, os neurônios responsáveis pela visão periférica ficam com “preguiça” por causa da ociosidade.  Dessa forma, a visão periférica acaba desativada e temos a impressão de que os objetos ao redor do foco sumiram.



Outras Ilusões

À primeira vista, pode parecer que a imagem mostra um “palco” xadrez sem qualquer característica especial, mas na verdade um dos quadrados brancos é na verdade cinza. Você consegue encontrá-lo antes da resposta ser mostrada?




O segredo para a ilusão está no enorme cilindro preto ou mais exatamente na sombra que ele projeta. Ela faz com que a capacidade de diferenciar as cores dos quadrados não iluminados seja prejudicada, o que obriga o cérebro a confiar no padrão quadriculado do palco, resultando em um espaço cinza sendo confundido com o branco.


Fonte: Tecmundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário